Personas é um conceito de negócios muito útil para definir objetivos, desejos, necessidades e limitações do seu público, além de orientar suas decisões. Aprender a definir personas para seu negócio é essencial.
Aprenda a definir personas para seu negócio conosco. Atualmente personas são personagens criados para representar diferentes perfis de clientes a partir de características, atitudes e comportamentos importantes para o negócio. Assim sendo são úteis para definir objetivos, desejos, necessidades e limitações do seu público, além de orientar suas decisões.
No Bootcamp entendemos que para construir uma Persona o segredo é atribuir a ela características marcantes que deem vida a esse “personagem”.
Assim sendo ajuda a entender o seu público-alvo dando um “rosto” a este cliente, inspirando e potencializando a empatia da equipe. Os personagens criados são fundamentais para elaborar representações confiáveis e realistas de seus principais públicos. Em síntese pequenos negócios costumam ter uma ou três personas, que são a síntese da maioria dos clientes atendidos.
As Personas ajudam empreendedores a tomarem decisões importantes com base no mundo real ao mesmo tempo que é uma maneira rápida e de baixo custo para testar e priorizar as características mais relevantes
curso Bootcamp Sebrae Minas
dos clientes.
Atualmente podemos destacar três benefícios diretos no uso de personas em seu negócio. Em primeiro lugar o Tom de voz da marca. Afinal é com este tom definido que é possível alinhar toda a comunicação integrada do negócio com um estilo específico. Assim, você sempre saberá se deve falar de maneira mais “popular e direta”, para um público mais jovem e ansioso pelas ofertas de black friday, como exemplo.
Da mesma maneira as pautas para conteúdos são fundamentais. Nesse sentido há como criar pautas voltadas para a otimização de escolhas pelo cliente, por exemplo. Assim sendo, depois de ler seus blogs, posts e outros conteúdos, o cliente estará mais informado de que decisão tomar.
E por último o benefício para propagandas. Dessa forma você poderá criar anúncios direcionados e com maiores chances de desempenho.
O Bootcamp apresenta um de seus materiais sobre o tema Persona no video a seguir. Dessa forma o curso é ideal para quem possui negócio ou pretende abrir é fazer uma jornada completa no curso Bootcamp, que incluí Personas e muito mais (conheça mais do curso aqui).
História
Conte um pouco sobre quais são as características dessa pessoa. Afinal queremos saber quais são os comportamentos mais comuns dela e ainda, como é o dia a dia dela?
Motivações
Quais são as preocupações dela? Dessa forma queremos saber quais são os principais problemas enfrentados por ela no cotidiano? E ainda, onde ela enfrenta esses problemas e por que elas precisam deste produto ou serviço?
Nunca devemos
O que nunca devemos fazer em relação a essa pessoa? E ainda descobrir que tipo de atitude ela não suporta e o que deixa essa pessoa furiosa?
A experiência ideal
Atualmente, como seria a experiência perfeita utilizando esse produto ou serviço?
Onde encontrá-la
Finalmente, identifique 3 locais que sua Persona frequenta, além de seu negócio, é claro.
Conheça um dos modelos possíveis de ficha de Persona presente no material didático do curso Bootcamp.