Aprenda a definir personas para seu negócio

Personas é um conceito de negócios muito útil para definir objetivos, desejos, necessidades e limitações do seu público, além de orientar suas decisões. Aprender a definir personas para seu negócio é essencial.

Por movimento - Postado em 10/10/2020

Aprenda a definir personas para seu negócio conosco. Atualmente personas são personagens criados para representar diferentes perfis de clientes a partir de características, atitudes e comportamentos importantes para o negócio. Assim sendo são úteis para definir objetivos, desejos, necessidades e limitações do seu público, além de orientar suas decisões.

Como e por que usar Personas?

No Bootcamp entendemos que para construir uma Persona o segredo é atribuir a ela características marcantes que deem vida a esse “personagem”.

Assim sendo ajuda a entender o seu público-alvo dando um “rosto” a este cliente, inspirando e potencializando a empatia da equipe. Os personagens criados são fundamentais para elaborar representações confiáveis e realistas de seus principais públicos. Em síntese pequenos negócios costumam ter uma ou três personas, que são a síntese da maioria dos clientes atendidos.

  1. Representam um grande grupo de clientes para o seu negócio.
  2. Expressam as principais necessidades e expectativas dos seus clien-
    tes mais importantes.
  3. Transmitem uma imagem clara do cliente e como eles estão propen-
    sos a usar o seu produto ou serviço.
  4. Ajudam a descobrir características universais e funcionalidades do
    seu produto ou serviço.
  5. Descrevem pessoas reais em detalhes com seus objetivos e valores.

As Personas ajudam empreendedores a tomarem decisões importantes com base no mundo real ao mesmo tempo que é uma maneira rápida e de baixo custo para testar e priorizar as características mais relevantes
dos clientes.

curso Bootcamp Sebrae Minas

Benefícios diretos para seu negócio

Atualmente podemos destacar três benefícios diretos no uso de personas em seu negócio. Em primeiro lugar o Tom de voz da marca. Afinal é com este tom definido que é possível alinhar toda a comunicação integrada do negócio com um estilo específico. Assim, você sempre saberá se deve falar de maneira mais “popular e direta”, para um público mais jovem e ansioso pelas ofertas de black friday, como exemplo.

Da mesma maneira as pautas para conteúdos são fundamentais. Nesse sentido há como criar pautas voltadas para a otimização de escolhas pelo cliente, por exemplo. Assim sendo, depois de ler seus blogs, posts e outros conteúdos, o cliente estará mais informado de que decisão tomar.

E por último o benefício para propagandas. Dessa forma você poderá criar anúncios direcionados e com maiores chances de desempenho.

Veja como gerar Personas para seu negócio

O Bootcamp apresenta um de seus materiais sobre o tema Persona no video a seguir. Dessa forma o curso é ideal para quem possui negócio ou pretende abrir é fazer uma jornada completa no curso Bootcamp, que incluí Personas e muito mais (conheça mais do curso aqui).

Elementos da Ferramenta Personas do Bootcamp

  1. Nome fictício
  2. Dados demográficos como gênero, idade, estado civil, local de residência, profissão
  3. Uma citação que resume o que mais importa para essa persona
  4. Uma foto que represente esse personagem
  5. Locais que essa persona frequenta ou onde você pode encontrá-la.

Elementos para considerar ao gerar Personas

História
Conte um pouco sobre quais são as características dessa pessoa. Afinal queremos saber quais são os comportamentos mais comuns dela e ainda, como é o dia a dia dela?

Motivações
Quais são as preocupações dela? Dessa forma queremos saber quais são os principais problemas enfrentados por ela no cotidiano? E ainda, onde ela enfrenta esses problemas e por que elas precisam deste produto ou serviço?

Nunca devemos

O que nunca devemos fazer em relação a essa pessoa? E ainda descobrir que tipo de atitude ela não suporta e o que deixa essa pessoa furiosa?

A experiência ideal
Atualmente, como seria a experiência perfeita utilizando esse produto ou serviço?

Onde encontrá-la

Finalmente, identifique 3 locais que sua Persona frequenta, além de seu negócio, é claro.

Ficha de Persona – um exemplo

Conheça um dos modelos possíveis de ficha de Persona presente no material didático do curso Bootcamp.

exemplo de ficha de Persona do curso Bootcamp

Parceiro

Movimento Lab © 2020 - Todos os direitos reservados

Abrir chat
Dúvidas?